Regeneração e florestação

Este projeto, localizado no Leste do Uruguai, abrange cerca de 22 mil hectares de terra e tem como objetivo transformar prados degradados pela pastagem em florestas produtivas. Isto irá permitir a regeneração dos solos que foram usados intensivamente. Os prados irão armazenar mais água e nutrientes no futuro e serão menos afetados pela erosão do solo.

As áreas florestais resultantes serão exploradas de maneira sustentável, em conformidade com as diretivas do FSC. A partir delas, fabricar-se-ão produtos de madeira duradouros e de alta qualidade e, ao mesmo tempo, captar-se-ão grandes quantidades de dióxido de carbono atmosférico. A florestação neste projeto verificado pela VCS irá poupar cerca de 7 milhões de toneladas de CO2.

Como funciona a proteção climática com reflorestação, arborização e recultivo?

As florestas constituem a base das nossas vidas e estão entre os mais importantes reservatórios de CO2 do planeta. Não só fornecem habitats para animais e plantas, mas também filtram o ar, estabilizam e protegem os nossos solos, armazenam água e contribuem para o equilíbrio do clima. Mas as áreas florestais globais diminuíram drasticamente nas últimas décadas devido ao aumento da colonização, utilização agrícola, exploração madeireira ilegal e extração de recursos. A florestação, a reflorestação e o recultivo aumentam significativamente a capacidade de armazenamento de CO2 de um ecossistema, tanto na biomassa da floresta como no solo. A capacidade de armazenamento varia em função da espécie, idade e localização das árvores. Os especialistas fazem a distinção entre as seguintes medidas:

A florestação envolve a conversão de áreas não florestadas em áreas florestais. A reflorestação restaura áreas florestais que foram danificadas ou desflorestadas no passado. Durante o recultivo, a densidade da vegetação é aumentada. Isto pode ser feito com a ajuda de árvores, arbustos mas também com a ajuda de outras plantas.

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Educação de qualidadeWorkshops para professores, estudantes e cidadãos sobre protecção ambiental e o uso sustentável da flora e fauna nativas.
Trabalho digno e crescimiento económicoCriação de empregos locais.
Ação climáticaA arborização de 22.000 ha de terra degradada vincula 7 milhões de toneladas de CO2 ao longo de todo o período do projeto.
Proteger a vida terrestreConversão de antigas pastagens em áreas de floresta permanente.
Padrão do projetoVerified Carbon Standard (VCS)TecnologiaAfforestationRegiãoGuanaré, UruguayReduções anuais de emissões estimadas127,416 t CO2Validado porRainforest AllianceVerificado porSCS Global Services (SCS)